O ultrassom obstétrico é um exame seguro e necessário para acompanhamento do pré-natal. Em cada fase da gestação, de acordo com o desenvolvimento do bebê, um estudo diferente é possível ser feito. Mas, quais são os exames essenciais? Em uma gestação de baixo risco, são indicados 4 exames de ultrassonografia obstétrica:
1️⃣ Assim que descoberta a gestação é importante realizar a ultrassonografia inicial, para daterminar o tempo de gestação, verificar a implantação embrionária e até mesmo verificar se é gestação única (ou gemelar).
2️⃣ Entre 11 até 13 semanas, o bebê está em formação, o morfológico do 1o trimestre, avalia a probabilidade de síndromes, através da estrutura chamada translucência nucal e osso nasal.
3️⃣ Entre 20 até 25 semanas, o indicado é o morfológico do 2o trimestre, nessa fase bebê já está formado, então é possível avaliar todas as estruturas do bebê e sua anatomia, descartando mal formações.
4️⃣ Já na reta final, por volta de 35 semanas ou mais, além de avaliar o desenvolvimento geral, crescimento, ganho de peso, é importante avaliar o bem estar do bebê, através da Dopplerfluxometria fetal, onde será estudado a oxigenação cerebral e sua vitalidade, também chamado de obstétrico do 3o. trimestre.
~ Se alguma coisa não vai bem, ou precisa ser acompanhada com mais cuidado, pode ser necessário mais exames.
🤰🏻Todo exame de ultrassom obstétrico é importante. É sempre uma oportunidade de acompanhar o crescimento e desenvolvimento do bebê.
.
⚠️ Realize o pré-natal corretamente. Use máscara e evite aglomerações. Converse com seu obstetra e sempre leve o cartão de pré-natal e exames anteriores na consulta ou ultrassom.
Obs. Texto com finalidade informativa.