Ultrassom 3D/4D

O que é? A ultrassonografia obstétrica 3D/4D transforma as imagens convencionais (2D) em imagens tridimensionais (3D/4D) , permitindo que a mamãe consiga reconhecer os traços e características do bebê, com uma imagem mais realista. Essas imagens obtêm uma qualidade quase fotográfica.
Quando fazer? A ultrassonografia 3D/4D pode ser realizada em qualquer fase da gestação. Porém, dependendo da idade gestacional, a imagem obtida é diferente. Por exemplo, imagens em fases iniciais da gestação irão mostrar o corpo do feto inteiro, mas não conseguirão ver pequenos detalhes pois o bebê ainda é extremamente pequeno. Próximo a 20 semanas de gestação já é possível conseguir algumas imagens da face, entretanto elas ainda não são muito bonitas pois nesta fase o feto ainda tem pouco tecido mole.
As melhores imagens da face são obtidas entre 27 a 30 semanas de gestação, pois neste período o feto já tem uma boa quantidade de tecido gorduroso sob a pele e ainda existe a possibilidade do mesmo estar com o rosto distante da parede do útero e da placenta, facilitando a visualização. Após 30 semanas podemos eventualmente obter imagens boas, entretanto isto torna-se mais difícil pois o espaço dentro do útero acaba tornando-se reduzido e o rosto fica a maior parte do tempo encoberto. Por isso recomendamos que você planeje a realização do exame entre 27 a 30 semanas de gestação.

Existem casos onde a imagem não fica boa? Sim. Os principais fatores para a qualidade da imagem são:1. Da quantidade de líquido amniótico;2. Da posição placentária (Placenta anterior: pode dificultar a visualização da face do feto, pois está na frente do mesmo. Placenta posterior: possibilita melhor visualização da face do feto);3. Da idade gestacional avançada;4. Do grau de tecido adiposo materno (obesidade);5. Da pele materna com fibrose por cirurgias prévias (como por exemplo, cicatriz por cirurgia bariátrica, cesárias anteriores, abdominoplastia)6. Posicionamento adequado do feto.

É um exame opcional. Independente do resultado da imagem, é um exame médico, então será mais uma oportunidade de acompanhar o desenvolvimento da gestação.

Quanto tempo dura o exame?

A duração do exame depende muito da qualidade das imagens obtidas. Em condições favoráveis pode ser fácil e rápido obter imagens bonitas. Em situações desfavoráveis tenta-se obter imagens até o límite máximo de 20 minutos. Além deste tempo torna-se inútil continuar tentando, pois com o passar do tempo o feto acaba percebendo a movimentação sobre o abdome e instintivamente protege a face, cobrindo-a com os membros ou virando o rosto para o lado da coluna materna.

Privilegie os exames indicados no pré-natal. Realize todas as consultas e exames laboratoriais, fundamentais no acompanhamento da gestação. 

Consulte-nos para mais informações sobre a realização de exames de ultrassom obstétrico.

WhatsApp: (19) 99539-9090.